Caros Concidadãos e Concidadãs residentes na Andaluzia,
Espero que todos se encontrem bem de saúde, apesar desta pandemia COVID19 que enfrentamos há mais de um ano. Mantêm-se em vigor medidas de emergência, quer da parte das autoridades espanholas, quer das portuguesas, que pode consultar no nosso site www.consuladoportugalsevilha.org e que é fundamental que continuemos a respeitar, num esforço coletivo de toda a sociedade para diminuir o número de contágios, internamentos e mortes trágicas.
Mas, como sabem, a grande esperança para derrotar de vez a pandemia é o processo de vacinação em curso. À data em que vos escrevo já foram administradas mais de um milhão e cem mil vacinas na Andaluzia e mais de 400 mil dos 8,5 milhões de habitantes desta região espanhola completaram o processo de vacinação.
Desde o início, as autoridades espanholas esclareceram que os todos estrangeiros residentes no país seriam vacinados pelo sistema público de saúde pela ordem de prioridades estabelecida, a par com os cidadãos nacionais. Essa ordem de prioridades baseia-se sobretudo na idade, para além de alguns grupos de risco específicos.
Levantava-se, porém, a questão de situações excecionais de estrangeiros que não estejam inscritos no sistema público de saúde. A Junta da Andaluzia veio agora, o que muito se agradece, esclarecer o procedimento a adotar:
A) Se for nacional português residente na Andaluzia e estiver já inscrito no Serviço Andaluz de Saúde será chamado quando chegar a sua vez, como os cidadãos espanhóis.
B) Se, por algum motivo excecional, sendo legalmente residente na Andaluzia (tendo um NIE) não estiver inscrito no Serviço Andaluz de Saúde então deverá enviar os seus dados a este Consulado-Geral, que se encarregará de transmitir a lista de portugueses nestas circunstâncias à Junta da Andaluzia.
Assim, se for o este o seu caso, por favor envie-nos até 31 de março um mail para sevilha@mne.pt com o título “Vacinação COVID19 – Portugueses não inscritos SAS” e os seguintes dados:
1) nome completo;
2) data de nascimento;
3) sexo;
4) número NIE espanhol;
5) número CC português;
6) morada completa e detalhada;
7) número telemóvel;
8) outro telemóvel que o permita contactar, ou a familiar próximo, caso falhe o primeiro;
9) correio eletrónico;
10) país, região e cidade de nascimento;
11) nacionalidade, se tiver outra para além da portuguesa.
Se conhecer outros portugueses nestas circunstâncias avise-nos pelo mail referido, com dados de contacto.
A todos desejo uma boa Páscoa e muita saúde.
Sevilha, 19 de março de 2021,
O Cônsul-Geral de Portugal
João Queirós