Apresentação
O relacionamento entre Portugal e a Andaluzia ocupa um lugar privilegiado no quadro das relações entre Portugal e Espanha. Tal explica-se por razões de proximidade histórica, cultural e afetiva, mas também pela convergência de interesses e objetivos em relação a uma multiplicidade de domínios, que a adesão conjunta de ambos os países à União Europeia veio potenciar.
Os progressos realizados na aproximação entre Portugal e a Andaluzia são, desde logo, visíveis no impressionante fortalecimento da cooperação económica bilateral, que praticamente duplicou nos últimos 10 anos. Os investimentos recíprocos em diferentes ramos de atividade também não têm parado de aumentar, reforçando cumplicidades e a interdependência das economias. O mesmo se poderá dizer da crescente cooperação entre Portugal e a Andaluzia a nível cultural, científico, tecnológico e universitário. São também cada vez mais os turistas portugueses que percorrem os muitos recantos mágicos da Andaluzia, como há cada vez mais andaluzes a descobrir o Portugal inovador, sofisticado e hospitaleiro de hoje, a diversidade e beleza das suas paisagens e o seu património cultural singular. Por mais notável que seja o caminho que percorremos em conjunto nos últimos anos, o mesmo não deve senão motivar-nos a querer ir mais além no aprofundamento da nossa cooperação.
Os numerosos exemplos de empresas portuguesas e andaluzas que têm sabido tirar partido das oportunidades existentes nos nossos países e que a partir deles projectam os seus negócios e objetivos, com assinalável sucesso, no mundo, deve servir-nos de inspiração e de incentivo, perante o exigente contexto que estamos a atravessar.
Criação do CEAP
É precisamente com o objetivo de contribuir para o estreitamento dos laços de cooperação, assim como para a promoção e desenvolvimento das relações e intercâmbios empresariais entre Portugal e Andaluzia, que algumas das mais dinâmicas empresas presentes em ambos os mercados decidiram unir esforços para criar o Conselho Empresarial Andaluzia-Portugal (CEAP). O CEAP constitui-se como organismo sem fins lucrativos, desenvolvendo a sua atividade em assuntos relacionados com matérias económicas, comerciais, industriais, culturais, de promoção, desenvolvimento, mediação e arbitragem, assim como todas as funções que se considerem adequadas para levar a cabo a sua missão.
Na prossecução da sua missão, o CEAP procurará potenciar uma crescente aproximação e colaboração entre a classe empresarial de ambos os países, assim como contribuir para a divulgação do talento e do empreendedorismo, da inovação, competitividade, sofisticação e qualidade das empresas portuguesas e andaluzas.