10-06-2020
Caros concidadãos e concidadãs da área de jurisdição consular do Consulado-Geral de Portugal em Sevilha,
Espero que se encontrem todos bem de saúde, agora que já conseguimos, todos juntos, ultrapassar em Portugal e Espanha as piores fases desta pandemia global. Ainda assim, os riscos de contágio mantêm-se e é fulcral continuarmos a respeitar todas as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias competentes, para não arriscarmos voltar aos dias mais difíceis dos últimos meses. Por isso, este ano as comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, têm necessariamente de ser diferentes.
Um Dia de Portugal em que antes de mais recordamos e homenageamos as vítimas da COVID19 e partilhamos o nosso orgulho e admiração pelos heróis que, dos hospitais às redes de distribuição de comida e serviços básicos, estiveram na primeira linha de combate à pandemia.
Mas também um Dia de Portugal que, como todos os anos, serve para reforçar os indestrutíveis laços dos portugueses que vivemos no estrangeiro com a nossa Pátria e para promover a imagem e prestígio do nosso país entre os que nos acolhem. Para tal as autoridades portuguesas e a RTP organizaram um programa comemorativo que poderá ver a partir das 11h40 de Espanha continental na RTPI. Convido-vos também a ouvir aqui a mensagem que o Senhor Embaixador de Portugal em Madrid dirige a toda a Comunidade Portuguesa residente em Espanha.
Da parte do Consulado-Geral em Sevilha, como sabem organizamos todos os anos em redor do Dia de Portugal uma extensa agenda comemorativa, com atos na Andaluzia e na Extremadura de promoção da nossa cultura e da nossa língua e de bens, serviços e empresas portugueses, incluindo conferências, concertos e experiências gastronómicas. As circunstâncias obrigam-nos a cancelar algumas das iniciativas previstas e a adiar outras para o outono, em que esperamos possam participar presencialmente. Entretanto permitam-me desejar a todos um excelente Dia de Portugal e que nos próximos meses de verão possam visitar as vossas famílias e desfrutar de tudo e tanto que o nosso país tem para oferecer.
Com um brinde a Portugal, à amizade entre portugueses e espanhóis e à saúde de todos, despeço-me com os melhores cumprimentos,
Em Sevilha a 10 de junho de 2020,
O Cônsul-Geral de Portugal,
João Queirós