15-03-2020
Caros concidadãos e concidadãs da área de jurisdição do Consulado-Geral de Portugal em Sevilha,
Espero que se encontrem bem neste momento difícil pelo qual todos estamos a passar. É fulcral que sigamos as instruções e recomendações das autoridades locais na presente crise, as quais estão dirigidas a todos os residentes em Espanha, independentemente da nacionalidade. Todos unidos e com responsabilidade e compromisso social venceremos este vírus.
Neste contexto e com o objetivo de evitar deslocações desnecessárias, o Consulado-Geral de Portugal em Sevilha estará encerrado ao público enquanto se mantiver o estado de emergência. Não obstante, o Consulado-Geral mantém-se em funcionamento para apoiar todos os portugueses que o necessitem e atenderá nas instalações em Sevilha casos urgentes, quando se justifique. Pedimos a todos que adiem atos consulares não urgentes.
Assim, e caso necessite de agendar um ato consular urgente ou se tiver questões sobre atos consulares por favor contacte o Centro de Atendimento Consular (+34 910 770 281), no horário de expediente, ou consulte-nos pelo email sevilha@mne.pt.
Em caso de emergências consulares não relacionadas com a crise sanitária CODIV-19, contacte, como sempre, o Gabinete de Emergências Consulares: +351 961 706 472; email gec@mne.pt.
Foi ainda criada uma linha de emergência transitória para viajantes, residentes em Portugal, que se encontrem no estrangeiro durante a presente emergência sanitária e necessitem de apoio consular: +351 217 929 755 (horário expediente); email covid19@mne.pt.
Finalmente, para quaisquer outras questões ou situações em que necessitem de entrar em contacto com o Consulado-Geral, por favor liguem para +34 689 833 536, durante o horário de expediente, ou utilizem o email sevilha@mne.pt.
Aconselho ainda que consultem o Portal das Comunidades Portuguesas para conhecer as informações mais recentes sobre a crise sanitária, incluindo especificamente os conselhos ao viajante sobre Espanha. Poderá também consultar o site da Direção-Geral de Saúde de Portugal com informação e recomendações de medidas de prevenção. Aos residentes na Andaluzia, aconselho ainda que sigam a página da Comunidade Autonómica sobre o COVID-19.
Termino com uma mensagem de confiança de que ultrapassaremos a presente crise sanitária a breve prazo. Entretanto, procure ficar em casa e seguir as recomendações das autoridades.
O Cônsul-Geral de Portugal em Sevilha,
João Queirós