15-03-2020
Caras e Caros compatriotas
Cheguei a Madrid em inícios de Fevereiro e tinha pensado dirigir-me a vós por ocasião do meu início formal de funções, com a apresentação das Cartas Credenciais a S.M o Rei Filipe VI.
Infelizmente assim não será pelas razões que todos conhecemos. E, precisamente, nestas horas difíceis para todos nós, para as nossas famílias e para o país que nos acolheu, decidi escrever estas linhas para vos transmitir três mensagens, simples mas muito importantes.
Contudo, antes disso, gostaria de expressar a minha solidariedade a todos que estão infectados pelo vírus e um pensamento solidário para os familiares e amigos daqueles que já faleceram.
Minhas Caras amigas e Meus Caros amigos
Em primeiro lugar peço-vos que cumpram estritamente as recomendações das autoridades espanholas. Essas recomendações aplicam-se a todos os residentes neste país, independentemente da respetiva nacionalidade. Esta é mais uma oportunidade de darmos um bom exemplo de cidadania. Sugiro que leiam com atenção os comunicados do Governo espanhol e, em particular, dos serviços de saúde (https://www.mscbs.gob.es/profesionales/saludPublica/ccayes/alertasActual/nCov-China/ciudadania.htm). Ontem entrou em vigor o “Estado de Alerta” (que em Portugal equivale ao Estado de Emergência); se todos formos responsáveis, poderemos sair dele o mais cedo possível.
Em segundo lugar, para vos transmitir que a Embaixada, os Consulados Gerais e os postos consulares, apesar de encerrados para atendimento ao público, continuam operacionais para intervir em situações de comprovada urgência e para ajudar todos aqueles que necessitem de apoio. Eu e os meus colegas permanecemos nos nossos Postos e podem contar sempre connosco. Para isso existem os números de emergência consular (+351 961706472 – Gabinete Emergência Consular em Lisboa; +34 646896254 – Assistência Consular em Madrid; +34 609301101 – Assistência Consular em Barcelona; +34 689 833 536 – Assistência Consular em Sevilha; +34 604 003 037 – Assistência Consular em Vigo) ou os endereços de mail (gec@mne.pt; sconsular.madrid@mne.pt; consulado.barcelona@mne.pt; sevilha@mne.pt; vigo@mne.pt). Recomendo igualmente que consultem os Conselhos aos Viajantes na página do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal (https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/conselhos-aos-viajantes/e/espanha), que são regularmente atualizados.
Em terceiro lugar, para vos dizer que iremos superar em conjunto esta crise. Confio nisso porque estamos mobilizados para “ficar em casa”, para “lavar as mãos frequentemente”, para “trabalharmos a partir de casa”, para “sermos solidários com quem é mais frágil”, para “apoiarmos os profissionais de saúde”; e porque “a responsabilidade de parar o coronavírus é de todos”, porque “protegendo-nos estaremos a proteger os outros” e porque “#ESTE VIRUS LO PARAMOS UNIDOS”, TODOS!
João Mira Gomes
Embaixador de Portugal